quinta-feira, 18 de junho de 2009

Atrativos para visitas pedagógicas e aulas de campo

While preparing the lunch ... (charque na abóbora) Através de suas características naturais (relevo e vegetação nativa), peculiaridades históricas e costumes rurais. Apresentamos um local propício ao turismo rural, pedagógico, histórico, ecológico e contemplativo, bem como à prática de algumas atividades ligadas aos chamados esportes de aventura e aulas de campo com alunos de escolas e universidades.

De modo há não interferir ou degradar as áreas preservadas, modalidades de trilhas e expedições (carro-de-boi, cavalo, charrete, “trekking”, e jipe) podem ser agendadas e organizadas, possibilitando ao visitante, dependendo do foco do seu interesse específico, conhecer:

• Áreas de relevância histórica;
• Características e espécimes da fauna e da flora do bioma caatinga (visitas exclusivas para observação de animais, deverão seguir critérios especiais);
• Demonstrações sobre a aplicação de vegetais nativos na culinária e na cura de doenças;
• Conhecer os métodos rudimentares de cultivo (visitas sujeitas a sazonalidade e fases das atividades agrícolas);
• Extração do látex da maniçoba;
• Conhecer a história e participar do ritual do “bode enterrado”;
• Métodos de processamento da mandioca em casas de farinha rústicas e mecanizadas;
• Noções de preservação ambiental, sobrevivência na caatinga, orientação com bússola e GPS.

Durante todo o ano o visitante ainda terá acesso a um acervo de objetos que fazem parte da história, costumes e tradições locais, como armas de caça e outros artefatos (armadilhas), implementos agrícolas, utensílios de cerâmica, couro e fibras naturais e ainda artesanato e especiarias.
Além disso, a proximidade da cidade de Serra Talhada (cerca de 9 Km de estrada de terra batida, mais 34 Km de asfalto), traz ao visitante certa comodidade, pois, ao término de suas atividades, poderá recorrer à estrutura oferecida nos hotéis, restaurantes e comércio daquela cidade.

Nenhum comentário: