quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fazenda Barreiros

Xique-xique fruit... Em tempos idos, a Fazenda Barreiros, que pertence à família do Cel. Manoel Pereira Lima há mais de 150 anos, era ponto de chegada e partida de tropeiros, que tangiam gado do porto da capital do estado de Pernambuco, comprados com o látex da maniçoba, para essa e outras propriedades da família.
Nessa propriedade que conserva toda a sua simples rusticidade, o visitante encontrará uma gastronomia típica e pratos com sabor de história viva, destaque para o “bode enterrado” e o “sartapratrás (quixiba)”, terá contato com as atividades produtivas que caracterizam a propriedade, desfrutará das belezas naturais, poderá interar-se com a cultura e as tradições locais e descansar num local agradável, além da possibilidade de compra de produtos típicos: artesanato entre outros gêneros de consumo produzidos na localidade.
Dentro da área de reserva de caatinga da Fazenda Barreiros (600 ha), encontra-se uma importante porção da Serra Grande e do Riacho São Domingos, ambos, de reconhecido valor histórico, devido aos inúmeros vestígios deixados por cangaceiros, além de que, célebres combates entre cangaceiros e volantes ocorreram no seu território e entorno, fatos citados em reconhecidas obras da literatura Lampiônica.

Nenhum comentário: